22.9.07
"Man is the controler of the universe"
Fui ver a exposição do Damián Ortega à galeria da DAAD e fiquei fascinada.
Só estavam duas obras em exposição: o Pico cansado e o Man is the controler of the universe.
A primeira já conhecia, ela viajou comigo. Vê-la exposta deu-me uma sensação estranha por aquela espécie de picareta haver estado no meio das minhas coisas e depois encontrá-la ali exposta naquela galeria.
O que me impressionou realmente foi a escultura Man is the controler of the universe.
O títilo desta escultura é uma referência ao mural que Diego Riviera, em 1933, pintou no Rockefeller Center. Este mural foi mandado destruir, antes ainda da sua conclusão, pelo próprio Nelson Rockefeller que o havia encomendado, porque Riviera pintou um retrato enorme do Lenin.
Este episódio da vida de Riviera está bem retratado no filme Frida, de Julie Taymor.
Durante o programa de residência atribuído pela DAAD, Damián recolheu inúmeros serrotes, facas, serras, etc de vários "Flohmärkte" as famosíssimas feiras da ladra de Berlim.
Estes utensílios estão suspensos por fios de nylon vindos do tecto e no todo formam um globo com quatro entradas, semelhante uma bola de quejo cortada em cruz. No centro há um espaço vazio, onde nos podemos colocar e apontar em todas as direcções, como se fosse possível atingir qualquer alvo a partir daquele ponto.
Estando no centro da escultura senti que podia atacar, ferir ou controlar o que quisesse. Com ironia, Damián Ortega reforça-nos a falsa ideia da superioridade humana em relação ao universo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Muito Bom querida! Fico tão feliz de partilharmos o gosto pelas obras do Damian! :) Que a arte continue a nos juntar!
Enviar um comentário